A proposta do curso Território e desenvolvimento: Da economia solidária à políticas públicas e sociais, tem como premissa a ideia de promover o ensino de questões ligadas diretamente ao universo do desenvolvimento socioeconômico, desenvolvimento territorial e políticas públicas que visem à sustentabilidade cultural, socioeconômica e institucional em territórios urbanos e rurais. Estas ações subdividem-se em temáticas complementares que convergem aos elementos acima mencionados, e tem como fim proporcionar a melhoria socioeconômica dos participantes envolvidos e de suas respectivas comunidades.
Bem como, buscando ampliar o acesso dos participantes a boas práticas que conduzam ao acréscimo de suas atividades sociais, econômicas e a valorização de seus territórios e a sustentabilidade de suas práticas, com finalidades de “favorecer a articulação das políticas públicas […] e o reconhecimento da capacidade dos atores locais de formular e expressar, com legitimidade, suas demandas” (WANDERLEY, 2014, p. 340), possibilitando promover articulações políticas e sociais entre as instituições do Estado, mercado e sociedade civil.
Por fim este curso tem como proposta a desconstrução de que existam territórios e comunidades inferiores a outras, a partir da ascensão das territorialidades e resgate de “costumes, tradições e linguagens próprias […] relações com a família, escola, igreja, organizações de bairro e política etc.” (BRASIL, 2009, p. 31), elementos fundamentais na formação da identidade do local, “fatorem intrínsecos a própria integração (social e espacial)” (SAMBORSKI, 2016, p. 199) com a vida humana.
Público Interno: Alunos de graduação e pós-graduação;
Público Externo: Estudantes de ensino médio e sociedade civil em geral.